Armazenar o vinho à temperatura correta
Idealmente, pode armazenar vinhos a uma temperatura entre 6 e 18 °C. Se pretender armazenar vinhos tintos e brancos em conjunto, selecione uma temperatura entre os 12 e 14 °C. Esta temperatura é adequada tanto para os vinhos brancos como tintos. O vinho tinto deve ser retirado e aberto, pelo menos, 2 horas antes de ser servido, para que o vinho receba oxigénio e possa desenvolver o seu aroma.
Uma temperatura de armazenamento excessivamente elevada (superior a 22 °C) contribui para o amadurecimento mais rápido, de forma que os aromas não se desenvolvem. No entanto, a uma temperatura de armazenamento mais baixa (inferior a 5 °C), o vinho não amadurece de forma otimizada.
Com calor o vinho expande, com o frio contrai-se: as flutuações de temperatura têm influência negativa no vinho e a maturação é, assim, interrompida. Por isso é muito importante manter uma temperatura quase isenta de oscilações.
Com as garrafeiras Miele com 2 ou 3 zonas de refrigeração de vinho pode guardar ao mesmo tempo vários tipos de vinho.
Isto é possível graças à placa de isolamento fixa que divide o espaço interior em 2 ou 3 zonas diferentes com regulação de temperatura.