Para cada espaço, o modo de funcionamento adequado

Funcionamento por saída de ar: altamente eficiente
Os exaustores aspiram os vapores de cozinhar e filtram as partículas de gordura com a ajuda do filtro de gorduras. O ar filtrado é transportado através de um tubo de saída de ar, da cozinha para fora. Com a saída de ar filtrada também são transportados odores e a humidade excessiva da cozinha. Para conduzir o ar de saída para o exterior, os exaustores necessitam de uma abertura de parede ou de telhado. Simultaneamente, o ar fresco deve ser conduzido, por ex., através de uma janela aberta. Recomenda-se um exaustor com sistema de funcionamento por saída de ar especialmente sobre uma placa de gás, ou em frequente utilizações de fritadeiras, grelhadores ou Wok. Estes aparelhos provocam uma elevada carga de calor, gordura e vapor, que é conduzida de forma mais eficaz no sistema de funcionamento por saída de ar. Além disso, a placa de gás é alimentada com a entrada de ar necessária e, em simultâneo, com oxigénio para a combustão.
Funcionamento por saída de ar c/ ventilador externo
O sistema de funcionamento por saída de ar é possível também em combinação com um ventilador externo, que está montado fora do exaustor, por ex., na parede exterior ou no tecto. Devido à montagem externa, o ruído do ventilador pode ser deslocado para um local onde perturbe menos. Os ruídos nas proximidades do exaustor são reduzidos a um mínimo. Para uma redução considerável do ruído recomenda-se um trajecto de saída de ar de pelo menos 5-7 metros. O poder instalar um motor externo depende do espaço na sua cozinha, da configuração dos trajectos de saída de ar e do exaustor.
Circulação de ar: fácil e energeticamente vantajosa
Exaustor de circulação de ar faz a exaustão do vapor de cozinhar e filtra as partículas de gordura e odor através de diferentes meios de filtração. O ar limpo é devolvido novamente ao ambiente da cozinha. Ocorre, assim, uma circulação do ar num espaço fechado. Os exaustores de circulação de ar não necessitam de condutas, aberturas de parede ou de telhado. Assim, a montagem em comparação com exaustores de extracção é mais fácil e frequentemente só possível deste modo (por ex., prédios). Para a utilização sobre uma placa eléctrica adequa-se um exaustor de circulação de ar. No entanto, sobre uma placa a gás, onde há muito calor, deve ser instalado um exaustor de extracção.
Características dependentes do modelo